Oficina de tranças fortalece autoestima de atendidas e promove geração de renda

14 de setembro de 20212950
Durante as aulas, as alunas aprendem técnica, cultura e história das tranças

O Serviço de Assistência Social às Famílias (SASF) Jacuí – Casa da União, Zona Leste de São Paulo, oferece uma oficina de tranças com aulas semanais para cerca de 15 atendidas. Ao todo, a oficina tem três meses de duração e todos os participantes recebem um certificado no fim do processo.

Durante as aulas, acontece um revezamento entre as atendidas para que todas possam treinar as habilidades e servir de modelo para as colegas. No processo são utilizados materiais oferecidos pelo SASF para que elas aprendam os métodos de tranças soltas e rasteiras. A oficineira, Salete Aparecida da Silva, explica que “todos os modelos de tranças são vistos como novidade pelas alunas e elas gostam muito de aprender, por isso eu ensino o máximo de opções”.

oficina de tranças

A oficina é muito procurada por conta da possibilidade de geração de renda e por elevar a autoestima das atendidas, o que promove autonomia e permite que elas enxerguem o futuro com mais confiança e independência. Ainda durante as aulas, Silva conta as histórias por trás das tranças e a importância histórica dos penteados. “Elas foram ensinadas através de gerações para as mulheres escravizadas como forma de proteção e defesa, já que serviam como mapas para fugas e como esconderijo para sementes”, comenta.

Atualmente também existe uma turma que acompanha a oficina remotamente através de uma transmissão ao vivo da mesma aula que é oferecida presencialmente. Esse grupo tem cerca de 30 pessoas que também recebem os materiais e aprendem as técnicas das tranças. O objetivo é que todos participem das aulas presenciais quando o retorno total acontecer.

 

Veja mais matérias em nosso portal

 

Alexandre Bueno

Jornalista/Editor Geral


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

treze − seis =


Sobre


O jornal Infoleste surgiu em Maio de 2012, com o propósito de agregar e fortalecer a imprensa regional e, ao mesmo tempo, ser um canal entre a comunidade da Zona Leste e os órgãos públicos, levando até eles as reivindicações da população e trazendo as respostas dos órgãos competentes.


Rua Rio da Bagagem, 78 – Vila Matilde – São Paulo – SP

(11) 2654-0983

atendimento@infoleste.com.br



Newsletter


    Categorias