Bairros da Zona Leste de São Paulo são destaques em qualidade de vida

13 de março de 2020126352
Descubra alguns dos lugares mais interessantes para se morar nessa região da capital paulista

De acordo com uma pesquisa efetuada pelo Datafolha, a Zona Leste é classificada como a segunda melhor região da cidade de São Paulo para se viver. Aliás, ela também ficou em segundo lugar na quantidade de prédios residenciais nos últimos anos.
Não é à toa, por exemplo, que muitas incorporadoras em buscado apostar na construção de apartamento no Tatuapé. De modo geral, as pessoas tem procurado cada vez mais comprar ou alugar imóveis na Zona Leste em decorrências dos preços mais competitivos aliados à boa infraestrutura de muitos dos bairros dessa região da capital paulista.

A seguir, serão abordados alguns dos melhores bairros da Zona Leste de São Paulo:

Mooca

O bairro da Mooca é um bairro da Zona Leste de São Paulo considerado como tipicamente italiano. Tanto é que de seus 63 mil habitantes, a maior parte deles é composta por descendentes de pessoas imigrantes vindas desse país.
Antigamente, o distrito era recheado de incontáveis fábricas, que atualmente estão desativadas, porém fazem parte da história e identidade do bairro, como a da Arno, Lorenzetti, Ford, Cotonifício Ronaldo Crespi e cervejaria Antarctica.
O setor industrial continua fortíssimo na Mooca. Contudo, cada vez mais o que se observa são as indústrias cedendo espaço para a construção de apartamentos novos, em tudo quanto é lugar do referido distrito. A razão por trás disso está na excelente e completa infraestrutura que o bairro oferece para os seus habitantes.
Um aspecto muito importante observado na Mooca é que ela é abundantemente servida pela malha metroferroviária da capital. Só nesse bairro pode-se encontrar três estações distintas: a Bresser-Mooca, da linha 3 – Vermelha do Metrô; linha 10 – Turquesa, da CPTM e, por fim, a Juventus-Mooca.
Ainda no quesito de transportes, muitas linhas de trólebus atravessam as avenidas Alcântara Machado e Paes de Barros rumo ao centro velho e outros bairros existentes na Zona Leste. O bairro tem uma localização bastante estratégica, por conta do acesso facilitado às vias rápidas de São Paulo, como a Marginal Tietê, a Avenida do Estado e a 23 de Maio, por exemplo.
A Mooca vem crescendo muito, fazendo uma atraente e produtiva mistura das tradições de outros períodos da história com estabelecimentos mais modernos, que tem se expandindo nos últimos tempos, acompanhando o aumento de imóveis construídos nos últimos anos. É um local perto de tudo e bastante confortável para se viver.
Há muitas opções de cultura, lazer e gastronomia no bairro. Vale um destaque especial para o Memorial do Imigrante, lugar este que funcionou como a hospedaria dos Imigrantes por um bom tempo.
Existe ainda o Clube Atlético Juventus, recheado com opções de lazer, festas e entretenimento. No que tange à gastronomia, o ponto forte é a culinária italiana. Diante disso, explica-se a tamanha procura por apartamento na Mooca.

Tatuapé

Há um contingente expressivo de apartamentos à venda e para alugar nesse bairro, composto por aproximadamente 75 mil habitantes. Essa abundância na oferta de imóveis no local é impulsionada pelo fato do bairro vizinho, o Anália Franco, ter o maior preço por metro quadrado dessa região.
Assim como a Mooca, o Tatuapé é atendido por três linhas de metrô, como a linha 3 – Vermelha, 11-Coral e 12-Safira, da CPTM. Além disso, há uma quantia expressiva de linhas de ônibus por todo o bairro, com um destaque para a 407N-10 (Metrô Penha), a E.T. Itaquera e uma que passa pelo Terminal Tiradentes.
A despeito de não ter uma arborização tão grande, é no Tatuapé que está situado o parque do Piqueri, que exibe uma área de aproximadamente 100 mil m². Existem ainda o famoso parque dos Trabalhadores, o antigo CERET.
No que se refere ao comércio, o bairro é bem servido, contando também com inúmeras opções de comércio popular e lojas de artefatos, além de três shoppings: Boulevard Tatuapé, Anália Franco e Tatuapé.
Cabe um destaque especial para a badalada vida noturna do bairro. Ele é recheado de casas noturnas e os mais variados tipos de bares.

Vila Prudente

A Vila Prudente é um bairro da Zona Leste de São Paulo que começou a crescer vertiginosamente a partir de 2007. Atualmente, é classificado como uma das regiões que teve um maior e melhor desenvolvimento, seja em termos de infraestrutura, seja em termos de lazer. Tanto é que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da localidade está em torno de 0,867, considerado elevado.
Sua localização é muito estratégica e privilegiada, com acesso fácil e rápido para diversas regiões da cidade. Além das infinitas linhas de ônibus que circulam pelo bairro, inclusive a linha 5109-10 da SPTRans, que é uma espécie de BRT elevado que conecta ao centro em 15 minutos, a Vila Prudente é atendida pela linha 2 – Verde, do metrô, com acesso fácil à Vila Madalena e Avenida Paulista, além da linha 15 – Prata, em fase de expansão.
Em termos de lazer e qualidade de vida, o bairro conta com diferentes alternativas, como o Parque da Vila Prudente e também o Clube Municipal Arthur Friedenreich. Há ainda o Mooca Plaza Shopping e o Central Plaza Shopping, para quem quer dar um passeio e/ou fazer compras.

Anália Franco

Nos dias atuais, Anália Franco é o bairro considerado como o mais nobre da Zona Leste de São Paulo. Tanto que foram lançadas diversas unidades de apartamentos de alto padrão na localidade. Entretanto, é possível encontrar opções de apartamentos à venda no Jardim Anália Franco com preços mais convidativos, despertando o interesse do público de médio e alto padrão.
Além disso, o conforto nesse bairro é inigualável, propiciado pela infraestrutura bem completa, repleta de mercados, farmácias, escolas e um comércio bem fortalecido. No que se refere ao lazer, há o Shopping Anália Franco e o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET), que possui quadras esportivas, salão de jogos, sala de ginástica e muito mais.

Alexandre Bueno

Jornalista/Editor Geral


2 comments

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Sobre


O jornal Infoleste surgiu em Maio de 2012, com o propósito de agregar e fortalecer a imprensa regional e, ao mesmo tempo, ser um canal entre a comunidade da Zona Leste e os órgãos públicos, levando até eles as reivindicações da população e trazendo as respostas dos órgãos competentes.


Rua Rio da Bagagem, 78 – Vila Matilde – São Paulo – SP

(11) 2654-0983

atendimento@infoleste.com.br