Historiadora descobre erro em nome de bairro da Zona Leste

28 de agosto de 201965850
Fontes documentais do século XIX alteram o significado do bairro Cangaíba

A historiadora Adriana Lopes localizou fontes documentais históricas, datadas do século XIX, que alteram o curso da história do bairro do Cangaíba. As fontes históricas foram apresentadas ao Rotary Club Penha, estando presentes na palestra o Sub Prefeito Regional da Penha, Thiago Della Volpi, associações do bairro e amigos. Diz a historiadora que não conteve a alegria ao encontrar as fontes documentais que apresentavam o nome Cangaíba escrito como Cangaíva, o que transforma completamente o significado localizado em diversos jornais de que o nome seria “dor de cabeça” ou “cabeça ruim”. Desde o início de suas pesquisas, a historiadora buscava vestígios que fundamentassem essa tradução.

Mestre Robson Miguel, historiador indígena, ao lado de Adriana Lopes

Suas suposições de que a tradução era errônea se confirmaram com a localização de documentos antigos importantes que esclarecem a variação do nome, tendo inclusive, sua tradução esclarecida pelo Mestre Robson Miguel, músico renomado, reconhecido internacionalmente, mas que divide a paixão pelo violão com a história indígena, ministrando em seu castelo, aulas de Tupi-guarani.

Cangaíva, nome dado pelos índios, significa caa=mata   nga=lugar  iva=fruta, lugar na mata com frutas, tradução que promete dar novos ares e identidade aos moradores da região.

As pesquisas estão sendo reunidas em um livro, em breve, a historiadora Lopes prometeu que serão apresentadas aos cangaivenses!

Alexandre Bueno

Jornalista/Editor Geral


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Sobre


O jornal Infoleste surgiu em Maio de 2012, com o propósito de agregar e fortalecer a imprensa regional e, ao mesmo tempo, ser um canal entre a comunidade da Zona Leste e os órgãos públicos, levando até eles as reivindicações da população e trazendo as respostas dos órgãos competentes.


Rua Rio da Bagagem, 78 – Vila Matilde – São Paulo – SP

(11) 2654-0983

atendimento@infoleste.com.br