Mutirão nos Bairros: 2 mil atendimentos em Aricanduva

3 de setembro de 20193980
Ações de zeladoria e vacinação, além de mais de 400 vagas de emprego, na própria Zona Leste, foram ofertados durante a 22ª edição do evento

O bairro de  Aricanduva, na Zona Leste da capital, registrou mais de 2 mil atendimentos no último sábado (31) durante a 22ª edição do Mutirão nos Bairros.  As atividades foram concentradas na Praça O Bom Samaritano, das 9h às 15h. O programa tem como objetivo promover ações de zeladoria e levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa. É coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Especial de Relações Sociais

“O mutirão de hoje oferta 650 vagas de emprego. É um acerto da Prefeitura associar, às atividades de zeladoria, ofertas de trabalho, ações de habitação, saúde e cultura”, disse o prefeito Bruno Covas.

A  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho  ofereceu mais de 650 vagas de emprego no local para encaminhamento.  Mais de 400 oportunidades eram na Zona Leste, nos bairros Penha, Tatuapé, São Mateus, Vila Formosa,  Anália Franco, Itaquera e São Miguel Paulista. As demais, na região central e em outros pontos da cidade.

O evento ainda contou com a presença de duas empresas, das 9h às 15h, das áreas de teleatendimento e de terceirização de mão obra. Ambas fizeram processo seletivo no local, com 150 oportunidades para a região. Foram cem vagas para auxiliar de limpeza com experiência e 50 para operador de telemarketing ativo.

Cultura

Foi promovida uma feira de distribuição e troca de livros, com 1200 exemplares  disponíveis para a população,  pela Secretaria Municipal de Cultura.  A Biblioteca Milton Santos participou da ação.

Saúde

Quem precisou atualizar a carteira de vacinação, como o casal  Isabel Silva de Oliveira, de 25 anos, e Edvaldo José de 29, procurou  as tendas da Secretaria Municipal de Saúde,onde  houve imunização contra febre amarela e sarampo.

“Moramos em Mauá e viemos visitar uns amigos. Quando passamos pela praça e descobrimos que havia vacinação contra  o sarampo, aproveitamos a oportunidade”, disse Isabel.

Os profissionais da área também orientaram a população  sobre doenças sexualmente transmissíveis, descarte consciente de lixo, arboviroses (dengue, zika, febre amarela e chicungunya)  e dicas de como parar de fumar.

Os moradores de Aricanduva contaram, ainda, com sessões de auriculoterapia (espécie de acupuntura na orelha)  e aulas de zumba.  Houve distribuição de preservativos e exposição de animais sinantrópicos (pombos, ratos, escorpiões, baratas e morcegos, entre outros).

Pets

Prefeito Bruno Covas ao lado da Subprefeita Fernanda Galdino, inaugurando o Espaço Pet

Durante o mutirão em Aricanduva o prefeito Bruno Covas inaugurou o Câotinho, uma área de lazer para os animais de estimação dos moradores daquela região.

BALANÇO

21 RG Animal, 247 Pedidos de informação sobre pets, 158 Pedidos de informação sobre programas de saúde, 103 Vacinas sarampo, 170 Vacinas Febre Amarela, 54 Orientações sobre tabagismo e tuberculose, 50 Corte de Cabelo, 15 CRAS, 25 Ecourbis, 25 Van LGBT, 157 INAC lixo eletrônico, 223 Participantes nas atividades esportivas, 300 Cultura (área de lazer), 70 Patinetes, 400 CATe, 200 Massagens, 173 Atendimentos sobre escotismo, 50 CÃOTINHO animais, 376 Cuidados com arvores: curativos realizados em árvores.

Foto Capa: Heloisa Ballarini/Secom

Alexandre Bueno

Jornalista/Editor Geral


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Sobre


O jornal Infoleste surgiu em Maio de 2012, com o propósito de agregar e fortalecer a imprensa regional e, ao mesmo tempo, ser um canal entre a comunidade da Zona Leste e os órgãos públicos, levando até eles as reivindicações da população e trazendo as respostas dos órgãos competentes.


Rua Rio da Bagagem, 78 – Vila Matilde – São Paulo – SP

(11) 2654-0983

atendimento@infoleste.com.br