VILA MATILDE

10 de maio de 20195890
Com um perfil residencial de classe média, a Vila Matilde, na zona leste, é um bairro que durante décadas guardou suas características de casas térreas e sobrados construídos na década de 1950. Hoje em dia, depois da chegada do Metrô em 1988, a situação mudou muito, assim como a de seus vizinhos, o Tatuapé e a Vila Esperança.

A foto desta postagem é uma pintura em óleo sobre tela da Srª Matilde Melchert de Macedo Soares feita em Roma em 1914. Em 1922 por uma homenagem do seu pai deu origem ao bairro

O bairro nasceu na década de 1920. O nascimento foi igual ao de seus vizinhos e mais um sem número de bairros paulistanos. Uma grande gleba e pessoas dispostas a comprar um retalho para montar casa. Nos primeiros anos da década de 1920 essa gleba pertencia a dona Escolástica Melchert da Fonseca, e ia desde a Guaiaúna à Fazenda do Carmo, hoje Parque do Carmo.

Dona Escolástica tinha uma filha de nome Matilde, que havia sido casada com o ex-ministro e embaixador Dr Macedo Soares – figura importante da política paulistana. Ele mesmo era proprietário de uma chácara na zona sul, que acabou se tornando o bairro Chácara do Castelo.

Mas tudo isso é passado. O Metrô – com duas estações na região –  redesenhou o mapa do bairro: as casinhas deram lugar a empreendimentos maiores e melhores. A vila já não tem mais problemas de transporte coletivo. Agora, o ativo comercio esta atendendo as necessidades dos moradores, e eles mesmos estão comprando os apartamentos de dois e três dormitórios. Seus habitantes nem se lembram dos esforços para chegar ao centro. E para que? Há Metrô na porta, shopping centers e hipermercados ao lado.

Mesmo assim, tal qual o povo de Asterix ( o gaulês irredutível), muitos moradores preferem ficar nas suas casa térreas, com suas flores e varanda onde se pode ler em cima: “Lar doce lar”. Pois que continuem a guardar um pedaço dessa velha São Paulo.
Saiba muito mais sobre o bairro no BLOG:  http://vilamatildeemfoco.blogspot.com/
vídeo: https://youtu.be/qZ44cLqKePs

Alexandre Bueno

Jornalista/Editor Geral


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Sobre


O jornal Infoleste surgiu em Maio de 2012, com o propósito de agregar e fortalecer a imprensa regional e, ao mesmo tempo, ser um canal entre a comunidade da Zona Leste e os órgãos públicos, levando até eles as reivindicações da população e trazendo as respostas dos órgãos competentes.


Rua Rio da Bagagem, 78 – Vila Matilde – São Paulo – SP

(11) 2654-0983

atendimento@infoleste.com.br