Senac São Paulo promove 4ª edição do Casa Aberta

27 de agosto de 20195530
No dia 31 de agosto, as unidades da zona leste terão palestras sobre carreiras com o cantor Criolo e o jornalista Xico Sá, além de orientação para realizar intercâmbio internacional; o evento é gratuito

O Senac São Paulo abre as portas de suas 57 unidades localizadas na capital, Grande São Paulo, no litoral e interior do Estado para a quarta edição do Casa Aberta. No dia 31 de agosto (sábado), das 10 às 16 horas, o público poderá conhecer os ambientes educacionais da instituição por meio de mais de 1.700 atividades que vão desde workshops, palestras e atendimentos até oficinas. A vasta programação é gratuita e para todas as idades.

O objetivo do evento é apresentar o papel da educação como agente transformador da sociedade, formando cidadãos e contribuindo para preparar as pessoas para o mundo do trabalho. Para isso, o público será convidado a se inspirar com histórias de profissionais empreendedores, a vivenciar a prática de diferentes profissões e até a descobrir uma nova habilidade.

O Casa Aberta mostra que qualquer ambiente pode ser uma sala de aula. A infraestrutura das unidades e os conteúdos explorados revelam a essência do Senac São Paulo, que coloca a educação como ferramenta essencial para a transformação da vida das pessoas. Ao mesmo tempo, é um dia para proporcionar o contato do público com diferentes áreas do conhecimento e inspirar o desenvolvimento de habilidades profissionais ligadas ao empreendedorismo, parte do Jeito Senac de Educar.

Neste ano, a programação das unidades da zona leste terá atividades voltadas para as áreas de saúde e bem-estar, comunicação e artes, gastronomia e gestão e negócios.

Destaques

Para quem tem o sonho de estudar em outro país, o Senac Itaquera vai oferecer Dicas para realizar Intercâmbio Internacional, das 10h30 ao meio-dia. O bate-papo, liderado por Sonia Marin, especialista em Relações Internacionais e coordenadora de projetos educacionais na unidade, terá orientações de como se planejar corretamente para um intercâmbio e as melhores maneiras de aproveitar o repertório profissional e cultural que uma experiência desse tipo oferece.

A unidade também preparou uma ação com foco nas crianças. A roda de conversa sobre Mediação de Leitura Infantil, das 13h30 às 15 horas, mostrará como o novo mundo de descobrimento de emoções, medos e preconceitos vivenciados na infância podem ser abordados com o auxílio da literatura.

A área de gastronomia do Senac Penha ensinará dicas e segredos para Produção de Pães Artesanais, a partir das 10 horas, com o chef e docente Pontiguara Spíndola. Na oficina, ele mostrará como um dos produtos mais tradicionais e que apresenta forte tendência de crescimento no mercado de alimentação pode ser produzido de forma autônoma e alinhado ao paladar do consumidor brasileiro.

A unidade também levará a cultura do rap para a sala de aula com a presença do cantor Criolo. Na palestra, ele irá falar sobre a sua carreira e como o hip hop pode influenciar na educação e na formação da juventude brasileira. Em suas rimas, Criolo constantemente mostra a importância dos livros e do estudo como ferramentas para o desenvolvimento de uma geração de jovens mais conscientes e participativos. Para acompanhar, os interessados devem se inscrever no dia do evento, a partir das 10 horas, na recepção do Senac Penha. O bate-papo acontecerá das 14 às 16 horas no auditório da unidade.

O Senac Tatuapé convida o público para o Café Literário com Xico Sá. O jornalista, cronista e comentarista vai trazer para a conversa o olhar sobre seus livros e sua trajetória profissional. O bate-papo começa às 10 horas. Outra atividade para os interessados em empreender na área de comunicação e artes será a presença de Mauro de Sousa, filho do famoso cartunista Maurício de Sousa e inspiração para o personagem Nimbus, da Turma da Mônica. Fora dos quadrinhos, ele é diretor da Maurício de Sousa Produções e contará como é o atual processo de produção das clássicas aventuras da turma do bairro do Limoeiro, a gestão dos produtos licenciados e os novos caminhos da empresa, como o lançamento do novo filme nos cinemas: Turma da Mônica: Laços (2019). A conversa será das 13h30 às 14h30.

No Senac São Miguel Paulista, a roda de conversa sobre a Defesa dos Direitos Humanos e Promoção da Cidadania LGBTI tem como objetivo debater as perspectivas e os desafios ainda enfrentados na sociedade. A mediação do bate-papo será feita por Edson dos Santos Henrique, docente da área de desenvolvimento social da instituição, e Xenia Star Drag, Rafael Calumby Rodrigues e Raphaela Pinheiro de Andrade Fini , do Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont. A atividade começa às 10 horas.

Já o docente e chef de cozinha Lúcio Roberto quer saber qual é a moqueca favorita do público: Capixaba, baiana ou vegetariana? O prato tem perceptíveis influências das culturas indígena, africana e portuguesa e quem participar do workshop, que começa às 10 horas, poderá saborear os três tipos, além de aprender mais sobre a história dessa típica comida brasileira.

Os alunos do curso Técnico em Enfermagem da unidade Vila Prudente prestarão atendimento de aferição de pressão arterial. Das 10h30 às 15h30, os interessados receberão também orientações sobre qualidade de vida, prevenção e controle da hipertensão.

Já na atividade Pense Diferente: workshop sobre inovação e carreira, os interessados em alavancar seu desempenho na profissão escolhida receberão dicas sobre as melhores maneiras de usar a criatividade a seu favor no mundo do trabalho. A dinâmica ocorrerá na instituição a partir das 12h30.

Para se inscrever e conferir a programação completa, acesse o Portal Senac (www.sp.senac.br/casaaberta) e escolha a unidade de sua preferência.

Serviço:

Casa Aberta – Senac São Paulo
Data:
31 de agosto – sábado – das 10 às 16 horas

Senac Itaquera

Avenida Itaquera, 8266

Senac Penha

Rua Francisco Coimbra, 403

Senac São Miguel Paulista

Avenida Marechal Tito, 1500

Senac Tatuapé

Rua Coronel Luiz Americano, 130

Senac Vila Prudente

Rua do Orfanato, 316

Programação e inscrições: www.sp.senac.br/casaaberta
O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Alexandre Bueno

Jornalista/Editor Geral


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Sobre


O jornal Infoleste surgiu em Maio de 2012, com o propósito de agregar e fortalecer a imprensa regional e, ao mesmo tempo, ser um canal entre a comunidade da Zona Leste e os órgãos públicos, levando até eles as reivindicações da população e trazendo as respostas dos órgãos competentes.


Rua Rio da Bagagem, 78 – Vila Matilde – São Paulo – SP

(11) 2654-0983

atendimento@infoleste.com.br