Capital paulista registra novo recorde de temperatura máxima

2 de outubro de 202017400
Dados do CGE da Prefeitura de SP apontam temperatura mais alta na Zona Leste 39,2ºC

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a tarde desta sexta-feira (02) registrou novo recorde de temperatura máxima com 37,3°C de média na Cidade. Além de maior temperatura do ano e da primavera, que começou em 22/09/2020, este valor também é a maior máxima de toda a série histórica do CGE, que compila informações de temperatura desde 2004.

Zona Leste “pegando fogo”

A temperatura absoluta mais alta desta sexta-feira (02) ocorreu em Itaquera, Zona Leste, com 39,2°C, porém a maior absoluta desde 2004 permanece sendo a registrada em 27/09/2004 na Freguesia do Ó, Zona Norte, com 40,4°C.

Anterior a este recorde, a máxima mais alta do ano havia ocorrido em 30/09/2020 com 36,8°C de média na Cidade. E no mesmo dia, a máxima absoluta havia sido em Jaçanã Tremembé, Zona Norte, com 38,1°C.

“O fortalecimento do bloqueio atmosférico, massa de ar seco e quente, que está com o seu centro sobre as regiões Sudeste e o Centro Oeste do Brasil está favorecendo os novos recordes de temperatura, além dos baixos índices de umidade do ar”, explica o técnico em meteorologia do CGE da Prefeitura de São Paulo, Adilson Nazário.
Neste final de semana há previsão de uma nova mudança nas condições do tempo com a passagem de uma frente fria de fraca atividade pelo litoral de São Paulo. “O sistema deve trazer alívio temporário para a faixa leste paulista e atenuar o forte calorão registrado no decorrer dos últimos dias. Entretanto, as temperaturas voltam a subir a partir da segunda-feira (05)”, comenta Nazário.

Mudança de tempo

No sábado (03), uma frente fria com fraca atividade consegue se propagar sobre o oceano na altura do litoral paulista e muda a direção dos ventos na faixa leste do Estado. O sistema frontal provoca apenas chuvas fracas e chuviscos entre a tarde e o período da noite, e provoca declínio da temperatura. Máxima de 24°C no início da madrugada e mínima de 18°C, que deve ocorrer durante a noite. Os índices de umidade do ar se elevam um pouco mais com valores mínimos acima dos 50%.
No domingo (04) os ventos úmidos que sopram do mar deixam a faixa leste do Estado de São Paulo com muitas nuvens, garoa e chuva fraca sobre a região. As temperaturas variam entre mínima de 18°C e a máxima não deve superar os 21°C, enquanto os menores percentuais de umidade giram em torno dos 65%.

Veja mais matérias em nosso portal

Alexandre Bueno

Jornalista/Editor Geral


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

um + quinze =


Sobre


O jornal Infoleste surgiu em Maio de 2012, com o propósito de agregar e fortalecer a imprensa regional e, ao mesmo tempo, ser um canal entre a comunidade da Zona Leste e os órgãos públicos, levando até eles as reivindicações da população e trazendo as respostas dos órgãos competentes.


Rua Rio da Bagagem, 78 – Vila Matilde – São Paulo – SP

(11) 2654-0983

atendimento@infoleste.com.br