Colina Criativa: Painel sobre economia criativa e colaborativa na Penha

21 de novembro de 20197230
Evento vai discutir rumos para o futuro da Penha após o tombamento de seu Centro Histórico

Com o objetivo de potencializar ações de caráter artístico, cultural, ambiental, social e econômico na Penha, o grupo Ururay, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Fomento à Cultura da Periferia, vai realizar no dia 26 de novembro no Centro Cultural da Penha o painel “Colina Criativa”, jornada de debates sobre o momento atual e futuro do tradicional bairro da Penha de França, após o tombamento de seu Centro Histórico.

Especialistas vão debater como arte, cultura, patrimônio, saúde, educação e
sustentabilidade podem ser diferenciais na economia do antigo bairro na ZL de SP

Um dos mais antigos bairros de São Paulo, a Penha de França possui contornos distintos na região leste da cidade. Datado do século 17 e permeado por um patrimônio arquitetônico e cultural, o Centro Histórico da Penha foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em 2018, num momento em que a região que o engloba passa por processos que incluem
preservação, restauro, resgate e releituras de seus patrimônios materiais e imateriais. Em conjunto com diferentes atores, o painel pretende identificar projetos que ajudem a melhorar o uso dos espaços públicos e privados inseridos nesse território, na área tombada e envoltória ao tombamento, com vistas à melhoria da qualidade de vida, baseada, entre outros aspectos, na economia criativa e colaborativa.
A perspectiva do evento é contribuir para inserir economicamente a região no mapa cultural da cidade de São Paulo, reafirmando sua importância por meio de variadas ações de caráter artístico, comercial, turístico e social, entre outras, que possam ser encampadas por agentes públicos e privados.
A proposta é estimular debates e parcerias entre o poder público, representações socioculturais e empreendedores, que gerem mudanças significativas na economia do bairro, tendo como gancho o tombamento do Centro Histórico da Penha e a perspectiva de novas possibilidades econômico-culturais que surgem, e podem ser incrementadas, com vistas à melhoria da qualidade de vida local.
Além dos debates com especialistas, o evento vai promover atividades paralelas, incluindo a feira afro Meninas Mahin, mostra de serigrafias do coletivo Na Goma e exposição de trabalhos singulares do bairro. Ao final dos debates, haverá um coquetel e o lançamento do Concurso fotográfico “Colina Criativa”, que vai premiar as imagens mais criativas sobre a Penha com participação em uma exposição no Memorial Penha de França, em 2020.

SERVIÇO:
Colina Criativa – Economia Criativa e Patrimônio Cultural no bairro da Penha
Evento gratuito
Data: 26/11/2019 – Das 9:00 às 18:30
Local: Teatro Martins Penna – Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20
Informações: ururay.patrimonioleste@gmail.com / (11) 2306-3369
Programação completa: http://tiny.cc/programacolina
Inscrições: http://tiny.cc/colina

Alexandre Bueno

Jornalista/Editor Geral


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Sobre


O jornal Infoleste surgiu em Maio de 2012, com o propósito de agregar e fortalecer a imprensa regional e, ao mesmo tempo, ser um canal entre a comunidade da Zona Leste e os órgãos públicos, levando até eles as reivindicações da população e trazendo as respostas dos órgãos competentes.


Rua Rio da Bagagem, 78 – Vila Matilde – São Paulo – SP

(11) 2654-0983

atendimento@infoleste.com.br